domingo, 4 de dezembro de 2011

80° Re9


Nesse fim de semana participei de um acamps que foi suuper top!
Peguei só a metade, mas valeu como se fosse o todo.

O tema era baseado em Romanos 12.2, e Deus foi mexendo meu coraçãozinho durante as ministrações e me fazendo pensar...
Queria colocar aqui alguns dos pensamentos que me ocorreram.

Primeiro que pra alcançar o sentido do "transformem-se pela renovação das suas mentes", era essencial falar da Palavra de Deus. Da prática da Palavra. Da comunhão com a Palavra.
Do "Escondi/guardei a Tua Palavra no meu coração, pra não pecar contra Ti." (Salmo 119.11). É assim que "renovaremos as nossas mentes". E olhando minha bíblia ali, tão pertim, verde cheguei, me ocorreu profundamente a revelação "Jesus é a Palavra. Ter comunhão com esse livro é ter comunhão com a própria pessoa de Jesus. Ele é o Verbo. Ele está escondido aí." Meo, catei a bíblia na mão, e a agarrei, como eu faço algumas vezes - e a abraço, e a beijo, e chóro se vem chôro. Que delícia poder abraçá-la hoje com a sensação clara como cristal de que estava abraçando Jesus.

Obs.: Esses dias eu estava pensando sobre eu ter uma espécie de "necessidade" de ter algo palpável, físico, tocável, enxergável, que me conectasse à voz de Deus. Esse algo serviria como um mini apoio para fortalecer minha fé. Esse algo eu queria que fosse uma carta pessoal escrita com a caligrafia de Deus e entregue pra mim como mágica em meu quarto um dia. Esse algo eu tenho descoberto que é a minha bíblia. E lendo 1 Samuel 30.7-8 esses dias, percebi que Davi também tinha uma necessidade de ter algo palpável que o conectasse a Deus - fala que Davi antes de orar foi vestir o colete sacerdotal pra buscar uma resposta de Deus. E Deus respondeu, e com a melhor resposta que Davi poderia querer.

Resumindo esse primeiro "pensamento" - Deus nos deu um presente maravilhoso e saboroso, a Sua Palavritcha, nossas bíblias, as quais só são vivas e eficazes quando estão operando EM NÓS pelo Espírito Santo. Por isso devemos investir em comunhão com ela. Com o próprio Jesus.

O segundo pensamento, seria que a santidade/santificação é como se fosse o lado visível da salvação do cristão. Ela vem como um processo natural, o fruto destinado a nascer da salvação que foi semeada em nós. Da mesma forma, como diz em Efésios 5.18, devemos nos "deixar encher pelo Espírito Santo". Como se o encher do Espírito Santo viesse como uma água sendo derramada de um jarro em um copo. Qual esforço o copo se submete a fazer para que seja cheio de água? Nenhum! Ele apenas recebe a água, que vem independente dele. Vem das mãos daquEle que está entornando o jarro. Assim, posso pensar que o encher do Espírito Santo é algo natural que eu só preciso "permitir" acontecer em minha vida por parte de Deus, e que por ter o ES eu consigo uma vida natural de busca pela santidade e santificação, a qual me leva à renovação da minha mente, pela comunhão natural com a Palavra de Deus, que é o próprio Jesus. Nossa vida com Deus deveria ser assim, espontânea, natural, sincera, um amor que impulsiona tudo em cascata - o amor que veio de Deus até nós, que leva o nosso coração a amar a Deus, que se encarrega de perfumar todas as coisas em nossa vida.

A última ideia que eu queria compartilhar:
Pensa no que vc jantou ontem. Macarrão, carne, feijão, arroz, saladinha, guaraná... Agora pensa: deu corpo aceitou esses alimentos e eles se tornaram parte de vc. Eles hoje fazem parte do que compõe o que eu posso chamar de Você. De alguma forma eles viraram tijolinhos que constroem seu corpo. (A forma se chama absorção, fenômeno que ocorre quando o alimento foi digerido e passa a ser recebido na sua corrente sanguínea pelas paredes do intestino - dali ele percorre seu corpo nas estradas de sangue, sendo acomodado nas células do seu corpo conforme a utilidade. Obs.: isso é a Nutrição propriamente dita, sabia? Esse processo.)
Sabe a frase "vc é o que vc come"?! Em parte ela parece um exagero, mas de certo modo é verdadeira. Nós somos o que comemos, porque o que comemos se torna parte de nós, se torna estrutura, músculo, ou energia pra máquina continuar funcionando bem, etc. Consequentemente, nossas escolhas alimentares dizem quem seremos depois da "nutrição/absorção".

É parecido com o que acontece com a nossa vida espiritual. Quando buscamos comunhão com a Palavra de Deus, estamos nos alimentando da Palavra, consequentemente estaremos aceitando-a como algo que se tornará parte viva de nós, o que compõe o nosso corpo, o que é refletido de nós para as pessoas que nos vêem. Talvez isso seja até uma forma de tomar a santa ceia (to viajando demais?! haha), quando Jesus nos dá do seu corpo pra que comamos e tenhamos comunhão com Ele e nos lembremos dEle e tenhamos a vida dEle em nós - talvez isso sirva também pra quando lemos e meditamos na bíblia, a qual é o Verbo que se fez carne, o Senhor Jesus. A aceitamos e ela entra em nós, se tornando viva e eficaz pelo operar do Espírito Santo na digestão e absorção (aproveitamento 100%) desses nutrientes espirituais na nossa vida. Logo ela se tornará nosso caráter, nossa forma de pensar (Rm 12.2), nossos anseios, nossa motivação, nossos objetivos macros de vida, energia propulsora de nossas atitudes e estilo de vida... Logo seremos parecidos com Cristo.

Pronto. Filosofei bastante. Continuarei meditando em tudo isso, e espero que vc também o possa. (Dá uma olhada em Josué 1.8!) Deus te abençoe. Coma sua bíblia. Transforme-se pela renovação da sua mente. Imite Jesus. Bote um sorriso no rosto do Papai.
Se tiver um tempinho (pô, mais ainda, Sara?!), ouve essa música, que é muito boa e tem a ver com tudo isso aqui. http://www.youtube.com/watch?v=YacGrXP_ZxY
Beijo!

Um comentário:

PAULO COELHO disse...

Parabens, profundo e teologicamente correto, acredito que a necessidade de ter algo palpavel de Deus pode ser fruto de uma necessidade que temos de sentir seguro naquilo que percebemos pelos sentidos, e isto pode nos levar a idolatria, (so para pensar) Deus e espirito e importa que os que o adorem o adorem em espirito e em verdade. Mas, assim como lendo sua opiniao neste blok me aproximo de vc, acredito que os versiculos da Palavra nos faz aproximar do seu autor, logo nao devemos nos apropriar dela so para conhecimento, acredito que ela aproxima quando em paz de alma, me volto consciente para dentro de mim (onde Deus habita), e fazendo uso da reflexao de um verso da Palavra, me aproximo do seu autor. Logo, exige dois movimentos,o primeiro externo onde deixando a atencao via meus sentidos, se fixar na letra, ler, memorizar e o o segundo interno, deixando a atencao via memoria e concentracao, se fixar na palavra e assim atento e calmo, me aproximo do seu autor.Este e o proposito maximo da Palavra, me aproximar o seu autor. Corremos o risco de nos fixar apenas ao primeiro movimento.
Paulo Coelho
pgcoelho6@hotmail.com